quarta-feira, 30 de julho de 2014

ORDEM NO CULTO, POIS MUITO BARULHO NÃO É ALEGRIA...

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Efésios 4:14-15

Na fé, as heresias, ou falsas doutrinas , geralmente nascem nas falsas interpretações ou hermeneutica, que as pessoas a luz da sua experiência pessoal, fazem da palavra de Deus. Quando fugimos das escrituras, por uma má interpretação, OU VALORIZAÇÃO DA NOSSA EXPERIENCIA PESSOAL, ACIMA DA NOSSA EXPERIENCIA GRUPAL ai é caminho aberto para o surgimento do engano religioso.

Paulo advertia a igreja de Éfeso para esse perigo, e pedia a todos que não fossem meninos nesse aspecto, de aceitar tão rápido certas mudanças de costumes, que queriam implantar na igreja , como se coisa boa fosse.

Hoje tem igrejas que em nome do Espirito Santo, transforma o culto em verdadeira algazarra, com batuques que lembram mais um terreiro de macumba do que o santo culto ao Senhor, tudo isso em nome de suas experiências pessoais, que sabemos até certo ponto temos que respeitar, mas na casa do Senhor há limite para excessos, sob pena de em vez de receberem bençãos receberão maldição. Tem um versículo da Bíblia que nos diz o seguinte:Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

1 Coríntios 14:39-40.Em outras traduções temos o seguinte: Fazei tudo com decência e ordem. Temos também a afirmação que Deus é um Deus de paz:" Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos". 1 Coríntios 14:33.

A nossa experiência pessoal com Deus, não deve ser motivo para extravasar-mos todo o emocional publicamente, pois as vezes parecemos os fariseus, querendo mais aparecer do que louvarmos ao Senhor, e isso é desvio doutrinário, pois torna-se vicio , e com o tempo muda completamente  o estilo do culto, ocorrendo verdadeira profanação, e uma mistura de modo de cultuar a Deus trazidos de outros credos não cristãos, por pessoas que agora militam conosco, advindas de outros cultos e que querem em vez  de se adaptarem a nossa maneira de ser querem trazer para nós seus maus antigos costumes.

A  alegria do culto nem sempre deve ser muito barulho,pois barulho é bom mesmo para provocar surdez, como o trio elétrico no carnaval. O culto deve ser alegre mas racional, conforme romanos 12, e sabermos, que mais importante do que aquilo que achamos ser a presença de Deus, é que o culto tenha ordem e decência, para que o Senhor o aceite, e sirva para toda a edificação dos santos não somente para alguns, que aproveitam essa barulheira, para se mostrarem melhores do que os outros , pois se acham mais espirituais.

Quem deve aparecer no culto é Deus, nos devemos é pedir sempre misericórdia, que é a causa de não sermos consumidos, e crescermos em amor que é o vinculo da perfeição...



Nenhum comentário:

Postar um comentário